Avaliação Psicológica Ocupacional

Avaliação Psicológica Ocupacional

A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área de conhecimento, requer metodologias específicas (Ela é dinâmica e constitui-se em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos). Os testes psicológicos utilizados numa avaliação são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras, nas suas mais diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos. A avaliação psicológica ocupacional é uma ferramenta preventiva para situação de vulnerabilidade e risco.

A NR 33 afirma que todo trabalhador que execute trabalho em espaço confinado deve realizar exames médicos específicos, incluindo os fatores de risco psicossociais. Sendo assim a avaliação psicossocial tem como finalidade suprir a exigência desta NR.

A avaliação psicossocial analisa aspectos clínicos, sociais e laborais do indivíduo; auxiliando também na triagem de risco para trabalhadores que exercem atividades em altura, visto que consta na NR 35 que é dever do empregador avaliar o estado de saúde dos trabalhadores incluindo fatores psicossociais.